Assim como as abelhas você deve ter sua reserva de emergência

As abelhas sempre produzem mais mel do que elas precisam. O objetivo desse comportamento é porque elas são precavidas e sempre tem a sua reserva de emergência.

Ricardo Rangels ® ©

No mundo humano, uma reserva de emergência é uma quantia em dinheiro guardado para ser usado em situações inesperadas como desemprego, tratamentos médicos ou acidentes.

É muito importante que todas as pessoas tenham uma reserva de emergência, pois em caso de imprevistos, você não precisará pedir empréstimos às instituições bancárias ou ter que pedir dinheiro a familiares e amigos, o que se torna em uma situação constrangedora e desagradável.

O valor ideal de uma reserva de emergência deve ser o equivalente de sua renda mensal que dê pra você viver tranquilamente por 6 meses a 1 ano.

Então se você ganha 1 mil reais por mês, a sua reserva deve ser entre 6 mil a 12 mil reais, para caso você fique desempregado possa se manter por até um ano até conseguir um novo emprego.

Embora esses valores pareçam muito pra quem ganha tão pouco e até mesmo difíceis de se juntar, comece aos poucos, vá guardando numa conta poupança entre 50 a 100 reais todo mês, até que o hábito de poupar se fixe em sua vida.

Parece pouco, mas com o tempo você terá bons resultados e poderá partir pra novos desafios como aprender a investir.

E nunca se esqueça, sua reserva de emergência deve ser apenas pra emergência, jamais use isto pra realizar sonhos de consumo, pra comprar algo que está em promoção ou mesmo pra emprestar pra outras pessoas, mesmo que sejam pessoas muito queridas.

Mais cedo ou mais tarde você pode precisar desse dinheiro bem mais do que elas, então entenda que por mais que gostemos de ajudar aos outros, precisamos pensar em nós mesmos e sermos prudentes.

No comments:

Post a Comment

copyright © . all rights reserved. designed by Color and Code

grid layout coding by helpblogger.com