A riqueza é construída

Nós latinos temos uma visão errada acerca do dinheiro. Nós dizemos "ganhar dinheiro",  logo em nossa visão precisamos ganhar algo que pertence a outra pessoa. E a palavra 'ganhar' está associada em nossas línguas a 'perder'. Ou seja para ganharmos alguém tem que perder.

Mas a riqueza não é ganha com exceção de pessoas que ganham em jogos ou herança.

A riqueza é algo construído.

Em algumas línguas é usada a expressão "fazer dinheiro" em outras palavras você vai construir a riqueza. Vejamos um exemplo simples:

Recentemente eu comprei um celular de última geração que tira fotos e filma pelos comandos de minha voz, a prova d'água com design super slim e muito bonito.

Eu fiquei feliz mesmo pagando um valor elevado e até hoje estou gostando de todas as funcionalidades inclusive estou escrevendo essa postagem através dele.

Pois bem, o vendedor também ficou feliz pois ganhou sua porcentagem de venda, o dono da loja teve seu lucro, o fabricante também teve sua parte e o governo teve seus impostos abusivos  recolhidos e pode usar isso pra beneficiar outras pessoas pelo menos na teoria.

Ou seja uma grande cadeia de pessoas foi beneficiada pela satisfação que tive ao comprar um produto além de motoristas, faxineiros, funcionarios do shopping e todas as pessoas que receberam um pouco quando essas pessoas passaram a gastar a sua parte. Ou seja uma única compra trouxe algo bom pra milhares de pessoas.

Sempre fico chateado quando vejo pessoas defendendo que se deve aumentar impostos dos mais ricos.  Não essa não é a solução pra nada nesse mundo.

Não só não se deve aumentar impostos como também reduzir o máximo possível até chegar ao dia em que não se precise pagar imposto algum.

Eu já elaborei um plano de como ter uma sociedade sustentável sem nenhum imposto. Governos honestos do mundo estou disponível pra consultoria.

Mas voltando ao assunto, o importante é você perceber que a riqueza não precisa ser produto de roubo e que um não tem que perder para que o outro tenha que ganhar.

É uma troca. Você ganha um serviço  ou produto que melhora sua vida e o outro ganha seu valor pra usar em outras coisas. É win-win.

Quando você compreende isso, sua mente se abre pra novas formas de pensar, para de ver a riqueza como algo negativo e ruim. E a partir de agora você já estará pronto pra entender melhor os princípios de Educação Financeira e prosperar.

No comments:

Post a Comment

copyright © . all rights reserved. designed by Color and Code

grid layout coding by helpblogger.com